O que é e como é feita uma reabilitação oral?
O sorriso de uma pessoa é o seu cartão de visitas, sua marca e primeira impressão para quem a vê. É claro que todos nós queremos transmitir uma imagem positiva e agradável para os demais. Por isso, mantê-lo saudável e bonito é fundamental. É possível tornar uma dentição em desarmonia, com ausência dentária, dentes cariados ou quebrados, problemas nas gengivas e nas articulações, deficiência na capacidade mastigatória, entre outras irregularidades, em um sorriso perfeito e com uma mastigação correta e confortável.
Ou seja, quando um paciente apresenta muitos detalhes que precisam de atenção, é feita a reabilitação oral — um trabalho conjunto entre diversas especialidades odontológicas para corrigir todos os pormenores bucais existentes.
A Reabilitação Oral visa a recuperação da saúde bucal, equilíbrio oclusal, mastigação, fonética e estética facial do sorriso. Por meio de um tratamento transdisciplinar, isto é, todas as especialidades odontológicas trabalham em conjunto para atingir os resultados desejados.
Esse tratamento é normalmente divido em etapas. Primeiro são feitos todos os tratamentos que visam restabelecer a saúde bucal, como remoção de cáries, de focos de infecção, tratamentos periodontais, endodontia, entre outros. Muitos casos necessitam também da intervenção da ortodontia como grande aliada.
Uma vez atingida a saúde da boca, a próxima etapa consiste na fase protética, que tem por objetivo tratar os dentes com grandes destruições ou ainda repor aqueles ausentes. Nessa fase também ocorre o planejamento estético-funcional, por meio de lentes de contato, próteses e/ou implantes, os quais podem ser associados aos procedimentos de reconstrução tecidual para obter resultados de excelência estética.
Ao final do tratamento, a saúde e a estética dental são recuperadas de uma forma duradoura e previsível. Após um programa de revisão periódica é instituído e a clínica entra em contato afim de obtermos uma maior longevidade possível do trabalho.